Em Santa Maria, o desfile de 20 de setembro está mantido, segundo o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Ildo Wagner.
De acordo ele, os tradicionalistas precisam apresentar o exame negativo para a doença do mormo nos animais (doença infectocontagiosa, que pode ser transmitida também para humanos). Só assim, será possível participar dos desfiles.
_ A responsabilidade é de cada patrão. Só irão desfilar os animais que estiverem com o exame em dia _ afirma Ildo.
Já os desfiles farroupilhas das cidades de Caçapava do Sul e Júlio de Castilhos foram cancelados por causa do surto de mormo. Segundo o presidente da comissão dos festejos farroupilhas de Caçapava do Sul, José Dias, uma reunião com representantes das oito entidades tradicionalistasdefiniu que a não realização dos desfiles é a alternativa mais correta neste momento.
_ Não temos nenhum caso detectado na cidade. É uma prevenção para que os focos não venham a aparecer. Queremos evitar que haja uma proliferação _ afirma Dias.
A mesma decisão também foi tomada pela cidade de Júlio de Castilhos. Segundo a assessoria de comunicação da Casa da Cultura, as cerca de seis entidades tradicionalistas optaram por realizar uma atividade na Rua Coberta no dia 20 de setembro, para lembrar a data. No entanto, o tradicional desfile também não será realizado.
"